IRVision – o robô que vê

 

Antecipar as necessidades futuras do mercado estando sempre a par dos mais recentes desenvolvimentos, tem permitido à Motofil manter-se como um dos principais players a nível da robótica industrial nos últimos anos. A aposta na inovação e desenvolvimento de novos produtos tem sido constante e está à vista de todos: uma gama alargada de soluções que, para além do setor da robótica, abrange áreas como o corte térmico, automação de soldadura, aeronáutica, entre outras.

Parceira da FANUC há já vários anos, a Motofil adaptou o software de iRVision desenvolvida por estes para criar uma demonstração da sua utilização aplicada à soldadura por resistência. O software de iRVision, desenvolvido para os controladores R-30iB respeitando a robôs de manipulação pick-and-place (pegar e colocar), consiste num sistema de deteção visual. Este sistema simples de utilizar e bastante flexível, faz o reconhecimento de peças 2D ou 3D e é capaz de localizar as mesmas, independentemente do seu tamanho, posição ou forma.

A demonstração desenvolvida pela Motofil, aplicando o software de iRVision, consiste em 3 etapas:
1. Deteção da peça: recorrendo ao 3D Area Sensor, são criados mapas de 3D instantâneos permitindo ao robô identificar as peças soltas para as poder recolher;
2. Recolha da peça: o sistema utiliza os mapas 3D criados para encontra a peça, escolhendo a estratégia de recolha mais rápida e eficiente;
3. Calibração: através de um sistema de visão secundário, as peças são calibradas para uma precisão de posicionamento melhorada.

Com este sistema, a Motofil garante ao cliente um aumento da produtividade no que respeita à preparação das peças para a soldadura por resistência.