A Motofil uniu-se à Católica-Lisbon num evento para refletir o futuro dos negócios

Motofil CATÓLICA-LISBON 01

 

A convite da Católica Lisbon School of Business & Economics e no âmbito do “The Future of Business Programme”, a Motofil promoveu, no dia 30 de junho, uma visita às sua instalações fabris assim como uma pequena palestra com o seu CEO, João Carlos Novo, focada na rápida e ágil adaptação da empresa às alterações do mercado.

Numa altura em que continua a ser discutido o desajuste que existe entre a oferta e procura de competências no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais importante aproximar as universidades e centros de formação dos empregadores. Esta aproximação valoriza não só os empregadores, facilitando o seu processo de recrutamento, mas ajuda também as universidades a formarem profissionais cada vez mais preparados para entrar no mercado de trabalho. Tendo consciência destas mais valias, a Motofil aceitou o convite da CATÓLICA-LISBON e abriu as portas ao “The Future of Business Programme”.

O “The Future of Business Programme” decorreu entre os dias 28 e 30 de junho e consistiu em três dias de sessões, exercícios e debates, no sentido de incitar a reflexão sobre diversos temas que, hoje em dia, afetam o mundo dos negócios. Este programa é residencial1, de maneira a aumentar as oportunidades de networking, e este ano, a cidade escolhida foi a cidade de Ílhavo. Direcionado exclusivamente a alumnis (ex-alunos) do programa AMP (Advanced Management Program) da CATÓLICA-LISBON, o programa focava em temas como a Industria 4.0, o impacto do digital nos negócios, as tendências, entre outros.

Na última manhã do evento, os participantes tiveram a oportunidade de visitar as instalações da Motofil conhecendo as últimas novidades da empresa no setor de corte térmico, robótica e aeronáutica. João Carlos Novo, CEO da Motofil, expôs resumidamente a caminhada da Motofil ao longo destes 37 anos, revelando que o sucesso está na rápida resposta às necessidades emergentes dos mercados em que atua. Para terminar a manhã, decorreu também no auditório da Motofil, uma das sessões do programa com o tema “Big Data: Strategic Value for Business” ministrada pelo Professor Miguel Godinho Matos.

Joana Santos Silva, Professora da Católica Lisbon School of Business & Economics, refere que “para a CATÓLICA-LISBON é evidente a mais valia na parceria e envolvimento com as empresas. Proporcionar uma visão integrada da realidade empresarial é enriquecedor e traduz-se numa oportunidade única para pensar a realidade operacional das organizações. A visita à Motofil permitiu assistir em primeira mão à capacidade de inovação, empreendedorismo e de internacionalização de um exemplo de excelência em Portugal.

João Carlos Novo, confirma a importância deste tipo de parcerias que “valorizam o trabalho de toda a equipa Motofil em termos de capacidade produtiva e inovação e também reforça a ideia de que existe gente com potencial em Portugal. O certame foi importante tanto para a equipa Motofil como para os participantes do evento, para que pudessem contactar com realidades diferentes e aprender com as experiências uns dos outros.”

A Motofil mantém uma parceria com a Universidade de Aveiro há vários anos, sendo um dos mais importantes empregadores de recém licenciados de engenharia da zona de Aveiro, e procura expandir as suas ligações a outras universidades e centros de formação de maneira a ajudar a preparar os profissionais mais qualificados para as exigências do mercado de trabalho.

 

  1. Programa residencial – um conjunto de elementos (ex.: estudantes, profissionais de uma determinada área, etc.) reúnem-se, permanecendo em comunidade durante um período num determinado local, tendo como objetivo, o de aumentar as oportunidades de networking, associado a uma temática em concreto.