BIEMH – o início de uma nova estratégia para o mercado ibérico

 

A Motofil esteve presente, pela sexta vez consecutiva na BIEMH – uma das maiores feiras da Europa do Sul dedicadas ao setor das máquinas-ferramentas industriais – que decorreu em Bilbao (Espanha), entre os dias 28 de maio e 1 de junho. A BIEMH não só fechou o circuito de feiras da Motofil do primeiro semestre do ano, mas também serviu como pontapé de arranque para rede de distribuidores de Espanha.

A participação na BIEMH representa mais um marco de afirmação no mercado espanhol. Com um espaço de 400m2, o maior stand do pavilhão da robótica, a Motofil apresentou não só soluções de soldadura robotizada, mas também brindou os seus visitantes com a apresentação de dois equipamentos de corte térmico, nomeadamente uma MFL, máquina de corte por laser de fibra 2D, e uma DRAGOm, máquina de corte por plasma e/ou oxicorte, de grande porte.

A grande quantidade de produtos robustos e atrativos apresentados, aliada à notoriedade que marca já possui neste mercado, garantiu um número de visitas diárias bastante positivo a nível de clientes e novos possíveis clientes, que procuravam a Motofil pela sua capacidade de oferecer soluções distintas e personalizadas tendo em conta a necessidade de cada um.

A participação nesta feira serviu também como ponto de encontro dos representantes da rede de distribuidores de Espanha do Grupo, que tem sido criada ao longo dos últimos meses, e que aproveitou esta oportunidade para afinar a sua estratégia comercial de modo a oferecer ao mercado espanhol as melhores soluções em corte e soldadura.

Francisco Braga, Coordenador Comercial e de Marketing do Grupo, relativamente a esta rede de distribuidores relembra que “a administração tinha definido em setembro de 2017 iniciar uma nova estratégia comercial assente na criação de uma rede de representantes em mercados que na nossa ótica são prioritários, que são importantes. A Península Ibérica é um mercado prioritário em termos comerciais para a Motofil, e esta feira culminou com o ponto de partida de uma rede de 12 empresas distribuidoras no mercado espanhol, uma rede com um total de 50 vendedores.” O objetivo desta rede passa por potenciar as vendas de produtos de robótica, corte, automação e consumíveis, com base num princípio de “investimento na proximidade aos mercados e estas parcerias que criamos, representam essa visão: uma visão de proximidade e sustentabilidade.

Numa perspetiva geral, João Carlos Novos, CEO do Grupo Motofil, afirma que “a nossa participação na bienal já é histórica, a Motofil está presente neste certame há cerca de 30 anos (…) Mais uma vez, esta feira foi uma feira importante para nós, correu extremamente bem, acima das nossas expectativas, e certamente continuará a ser uma aposta da Motofil.” Fazendo referência à criação da rede de parceiros, João Carlos Novo indica que aquilo que o Grupo procura é “fazer crescer o nosso mercado em Espanha, e para isso criou uma nova estratégia assente na rede de parceiros, para promover os produtos da Motofil especialmente na área do corte. Hoje aquilo que prevíamos há um ano atrás, está a tornar-se uma realidade.

A Motofil certamente voltará para a 31ª BIEMH, que se realizará de 25 a 29 de maio de 2020, com muitas mais novidades e novos produtos especialmente na área do corte térmico.