Motofil inicia parceria com empresa polaca

Motofil Robotics Roboty 1

 

A Motofil assinou um acordo de parceria com a Roboty Przemysłowe Ltd., empresa polaca dedicada à produção e venda de soluções de robótica, para assim expandir a sua presença no mercado europeu.

No final de 2017, a Motofil assumiu que o ano de 2018 seria de mudança a nível da estratégia comercial do grupo. O foco estaria no aumento do número de parceiros em pontos estratégicos, alargando assim a rede de distribuidores da marca. O objetivo é a criação de uma rede de proximidade e sustentabilidade do negócio, aumentando as vendas e a notoriedade da marca Motofil. Com este objetivo traçado, já no final de 2017, a Motofil entrou em negociações com a empresa polaca Roboty Przemysłowe Ltd., para que esta se tornasse representante exclusiva do grupo no mercado polaco.

Com sede em Cracóvia, a Roboty Przemysłowe Ltd. trabalha no desenvolvimento de linhas de produção robotizadas incorporando robôs FANUC. Com mais de 10 anos de experiência, a empresa é especializada no desenho, programação, construção e integração de células robotizadas para soldadura, soldadura por pontos, corte, paletização e manipulação. Tendo em conta a sua experiência com robots FANUC, a empresa trabalha também na programação das aplicações robóticas, incluindo o melhoramento e otimização de programas e processos existentes, adicionando novas tarefas e implementando soluções que vão para além dos processos standard.

Depois de ultrapassados os habituais desafios da fase inicial da parceria, os resultados não poderiam estar a ser mais positivos. As soluções são desenvolvidas em parceria entre as duas empresas tendo em conta a especificidade do pedido de cada cliente. A produção é efetuada na Motofil, de acordo com as normas Europeias CE, sendo que a instalação do equipamento no cliente é efetuada em conjunto e o posterior suporte local e assistência técnica é assegurado pela Roboty Przemysłowe Ltd.

Num período de 6 meses, já foram finalizados conjuntamente com sucesso 5 projetos. Tal foi possível graças à experiência das equipas de produção e gestão de projetos, pois o mercado polaco – derivado da sua histórica especialização na metalomecânica, das fortes escolas de engenharia existentes e da sua ligação com a Alemanha – é um mercado em que a exigência técnica é a regra. De momento, está a ser desenvolvido um projeto de grande dimensão para a soldadura de peças ate 15T – com pórticos robotizados, posicionadores orbitais e com tecnologia de seguimento de junta laser – que será uma referência de excelência no mercado da Europa Central.

Atualmente, a Motofil está a apoiar a Roboty Przemysłowe Ltd, na criação de um showroom para a divulgação dos equipamentos standard da Motofil. De futuro, o objetivo é alargar esta parceria para outras gamas de produtos e mercados.

Esta parceria permitiu assim confirmar a nova estratégia para a abordagem dos mercados Europeus, que assenta numa rede de parceiros centrados no desenvolvimento dos mercados e clientes locais, ficando a cargo da Motofil a produção de equipamentos de alta fiabilidade e na especialização de processos. Este modelo está a ser usado como referência e exemplo de excelência para outros mercados na Europa e América.